Produções

Blog

Sobre

ícone rss

Clube de Culinária

Lembram que eu tô estudando japonês? Então, a escola que eu tô com bolsa também ensina cultura. Atualmente eu faço parte do clube de costura (tamo costurando um happi, vou postar sobre depois) e às vezes temos o clube de culinária. Eu peço perdão aos deuses da culinária por ser terrível no empratamento. (também em tirar foto mas isso é outra história)

Da última vez (que eu não postei) a gente fez gyōza, salada harusame e sopa de miso

Dessa vez foi takoyaki, onigiri e yakitori

Preparos

Primeiro a gente fez os molhos pro takoyaki e pro yakitori.
Já que a gente tava em 12 pessoas, eu tive que contar 50 colheres de shōyu, mais 30 de açúcar e 10 de sake (culinário). Aí foi ferver o sake pra tirar o álcool, depois colocamos o shōyu e o açúcar.
Depois que começou a subir tiramos do fogo e colocamos de novo com ele mais baixo. Já que a gente não tem um molho centenário especial da loja, só tiramos um pouco da espuma do molho.
(Eu não vi o molho do takoyaki sendo feito ;-; mas tem a receita lá em cima)

Então a gente foi pro frango
Primeiro tirar as pelinhas, depois corta na vertical a parte mais grossa e por último corta no meio a fatia restante. A ponta fina dessas duas metades vai ficar na ponta do palito de churrasco, então quando cortar em partes que cabem numa bocada deixa separado. Ao mesmo tempo tinha gente cortando as cebolinhas tanto pro takoyaki quanto pro yakitori, fininhas pra um e longas pro outro.


Montagem

Pra massa de takoyaki precisa de ovos, farinha, água e as cebolinhas finas (também colocamos uns camarõezinhosinhos mas eu acho que é opcional).
Mistura primeiro os ovos e a água, aí vai colocando a farinha devagarinho enquanto mistura, e por último as cebolinhas e camarinhos (mini camarões)
Depois disso, corta o polvo em pedacinhos que caibam numa bolinha de takoyaki (mais ou menos uns 0,5 ~ 1cm eu acho)

Pro yakitori medimos uns 4~5 dedos antes da ponta reta pra ter onde pegar. Depois, na mesma direção que as fibras vão, colocamos o frango. É facinho, coloca um frango do mais grossinho e depois uma cebolinha, e repete. Quando chegar perto da ponta (uns 2 dedos mais ou menos), coloca um dos frangos finos. Coloca dobrado pra não ficar balangando.

O arroz pro onigiri foi o mais fácil, já que a sensei tinha uma panela elétrica.
Uma mãozada de arroz é suficiente, separa esse tanto num pote usando a colher. Depois molha as mãos com um pouco de água e passa um tanto de sal.
Com isso pega o arroz e começa a moldar com as mãos. Se quiser um recheio coloca no meio antes de moldar.
Pra moldar, basicamente faz um triângulo com cada uma das mãos. A de cima de lado e a de baixo pra frente. E vai girando e apertando.
E acabou! Se quiser pode botar num nori ou salpicar furikake nele.


"Yaki-ando os Ts"

A gente tava em grupos, e o meu foi pro onigiri primeiro (resultado ali em cima).
Depois disso a gente foi pra máquina de takoyaki.
Nada demais pra falar, só coloca a massa e espera estar firme o suficiente pra virar com o palitinho (sou terrível nisso).
O calor não espalhava bem, então as pontas demoraram mais pra ficar pronto
Daí tira o bolinho e coloca o molho (que não vi sendo feito). Se quiser pode colocar maionese e aquele coiso que mexe quando o takoyaki tá quente (também não peguei o nome foi mal T_T)

Depois o tori.
Também bem simples. Só toma cuidado pra não queimar as mões (mãos) quando for virar, que o carvão realmente é quente (ao toque)
Eu não tenho foto da etapa do molho, mas quando dourar os 4 lados dá uma molhada neles com o molho e bota na grelha de novo. Já que tem açúcar, só um pouco no fogo já dá. Só tirar e tá pronto pra comer!

Aqui um prato bem feito (o meu era o primeiro lá)

Tava ok

Se pá que eu não gosto muito de frutos do mar. Sei lá, algo no sabor em comum deles não bate.
Não achei ruim, mas não é algo que eu comeria regularmente (é caro também né).
O yakitori achei o melhor, vou fazer em casa eventualmente (preciso de uma churrasqueira, vou arranjar uma calota de fusca)

Vejo vocês na próxima o/